Como escrever um email de rejeição de candidatos

Por Alerta Emprego

O processo de recrutamento está a acabar e está na altura de fazer umas das tarefas mais difíceis: enviar um email de rejeição aos candidatos que não foram seleccionados.

É importante gerir as expectativas dos candidatos por forma a evitar frustrações e a passar uma boa imagem da empresa. Se comunicar adequadamente com os candidatos, não só evitará publicidade negativa como poderá fortalecer o seu Employer Branding e potenciar referências no futuro.

Veja como dar as “más notícias” de forma a manter a imagem positiva da empresa.

Personalize o e-mail

Escrever o nome do candidato e a função para a qual se candidatou pode ser o suficiente para o manter emocionalmente conectado com a empresa.

Escreva um e-mail curto

Mais vale ir directo ao assunto: poupe a ansiedade aos candidatos escrevendo de forma directa.

Agradeça a disponibilidade dos candidatos

Os candidatos esforçaram-se para lhe apresentar uma boa candidatura e treinaram as suas respostas para que a entrevista de emprego corresse bem. Agradeça-lhes toda a disponibilidade e partilha de ideias.

Explique como podem ficar a par de futuras vagas

Se algum dos candidatos lhe interessou verdadeiramente, não perca a hipótese de vir a contratá-lo para futuras vagas. Indique-lhe onde pode manter-se actualizado: LinkedIn, Facebook, Página de Recrutamento, etc.

Responda atempadamente

Sabemos que os processos de recrutamento podem ser demorados. Mas ponha-se no lado dos candidatos. Não gostaria de ter uma resposta, mesmo que negativa, o mais rapidamente possível?

Para facilitar o envio do email de rejeição aos candidatos, utilize este template:

“Bom dia/Boa tarde [nome],

Obrigado(a) pela sua candidatura à vaga de [Função] na [Nome da Empresa] e por toda a disponibilidade. Infelizmente, não [passou à fases de entrevistas/ foi o candidato escolhido] já que estamos à procura de alguém com [ mais experiência/ a competência X/outro requisito].

Fique atento [ao nosso LinkedIn/ à nossa página de recrutamento/ ao site de emprego XPTO] para conhecer as  nossas novas oportunidades.

Com os melhores cumprimentos,

[Nome do recrutador]”

 

in http://goo.gl/pquCEH