Como gerir adequadamente a procura de emprego

A procura de um novo emprego ou a mudança no percurso da carreira é um desafio aliciante que requer empenho, foco e persistência.

Aqui indicamos alguns passos que podem ajudá-lo a gerir esta fase da sua vida da melhor forma:

  1. Criar um plano de acção.

Para elaborar um plano de acção, deve definir um objectivo final e vários objectivos específicos. Defina exactamente em que sector de actividade gostaria de desenvolver a sua carreira. Em relação aos objectivos específicos, pode elaborar uma lista de tarefas para cada dia, uma lista de empresas (dentro do sector de actividade definido) que pretende contactar, pense de que forma vai fazer estes contactos (através do Linkedin, via email, ou fazendo uma candidatura espontânea).

  1. Realizar uma análise SWOT pessoal

A análise das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades contribuirá para um melhor auto-conhecimento. O conhecimento das suas potencialidades facilitará o rumo que deseja dar à sua carreira e irá ajudá-lo a perceber qual é a melhor forma de se fazer notar nas redes sociais, de que forma poderá ter um melhor desempenho nas entrevistas de selecção e o que valorizar no seu CV.

  1. Manter-se actualizado nas redes sociais

É importante manter-se actualizado e activo nas redes sociais, tirando o máximo partido das mesmas. Estabeleça conexões de qualidade no Linkedin (tanto com empresas, como com pessoas) e faça publicações relevantes para a sua actividade e área profissional. O facto de publicar com frequência leva a que o seu perfil seja visto com mais regularidade.

  1. Desenvolver competências técnicas

O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo e exigente com os colaboradores, pelo que será importante desenvolver novas competências, por forma a tornar-se mais atractivo para o mercado de trabalho, tornando-se uma mais-valia para a empresa que irá contratá-lo e aumentar também a sua auto-confiança profissional.

  1. Manter o foco

Os objectivos bem definidos e o auto-conhecimento são ajudas fundamentais para manter o foco e não se perder no percurso até ao objectivo final. Defina o que pretende atingir, em quanto tempo, analise os prós e os contras, as etapas, os obstáculos e os facilitadores, para que esteja completamente consciente das dificuldades que irá encontrar e para que tenha também consciência de todas as suas potencialidades.

Lembre-se de investir em si, criando rotinas para que consiga ter tempo para fazer coisas e estar com pessoas que o ajudem a relaxar e para que possa realizar actividades que realmente gosta e que o fazem sentir-se bem.