A Importância de um CV bem Elaborado

O Currículo é a primeira forma de chegar até à entidade patronal, como tal, é de extrema importância que esteja impecavelmente elaborado, por forma a causar uma excelente impressão.Apresentamos-lhe 6 dicas que podem ajudá-lo a elaborar um CV irrepreensível:

  1. Escreva-o em ordem cronológica inversa, ou seja, da experiência profissional mais recente para a mais antiga e da mesma forma em relação às habilitações académicas e/ou cursos frequentados.
  1. Escreva correctamente, quer do ponto de vista gramatical, quer do ponto de vista ortográfico. Pode ter a certeza que um currículo com erros terá uma grande probabilidade de ser colocado imediatamente na pasta do lixo. Actualmente com os correctores ortográficos e com a internet será mais fácil não cometer erros e pesquisar em caso de dúvida.
  1. Adeque o seu currículo à empresa e à função a que se está a candidatar, dando enfase às experiências que estão mais relacionadas com as mesmas e dando menos importância às restantes.
  1. Seja honesto, pois não há pior situação do que chegar a uma entrevista e “meter os pés pelas mãos”. Se o seu currículo corresponder à realidade, conseguirá falar naturalmente sobre as experiências e situações vivenciadas. O contrário acontecerá se tentar corresponder àquilo que considera que os outros querem ouvir. Não se esqueça que o recrutador tem bastante experiência, os seus dias são passados a analisar currículos e a fazer entrevistas, como tal, conseguirá facilmente “desmontar” uma situação falsa.
  1. Sempre que possível, escreva na afirmativa e valorize os seus sucessos.
  1. O currículo deve ser simples e organizado para proporcionar uma leitura fácil a quem o ler. Não se esqueça que os recrutadores recebem centenas de currículos e o seu deve destacar-se, entre outras razões, pela facilidade de análise.