Comportamentos a ter numa entrevista

O comportamento revelado durante uma entrevista de selecção pode ser decisivo para a escolha do candidato por parte do entrevistador. Por isso, aconselhamos alguns comportamentos que serão uma mais-valia para a sua continuidade num processo de recrutamento:

  • Descansar na véspera, por forma a estar bem, física e psicologicamente

É fundamental apresentar uma imagem saudável, tanto fisicamente, como em termos comportamentais. Se estiver descansado, apresentará com certeza uma imagem mais agradável e conseguirá falar pausadamente e com calma, por forma não revelar nervosismo.

  • Ser pontual

Um atraso pode revelar pouco interesse na entrevista e pode ser um factor decisivo no momento da escolha do candidato. É importante antecipar situações incontroláveis (trânsito ou um furo no pneu), saindo de casa mais cedo, por exemplo. Em último caso, quando estiver a prever que se vai atrasar, informe o entrevistador o mais antecipadamente possível e justifique-se adequadamente, revelando a sua preocupação em manter a entrevista ou, caso não seja possível, em reagendá-la.

  • Vestir-se de forma adequada à função a que se candidata

É importante que a forma como se apresenta seja sóbria. Aconselhamos alguma atenção à roupa que veste (decotes excessivos, mini saias, ganga e roupa excessivamente casual não são aconselhados). É importante ter alguma contenção também em relação aos acessórios e à maquilhagem (no caso das senhoras), utilizando cores neutras.

  • Mostrar-se atento às questões colocadas e responder de forma organizada e determinada

Organize o seu raciocínio, para tal, pode ser relevante treinar antes da entrevista, para não parecer confuso quando estiver na presença do entrevistador. A capacidade de síntese é também avaliada, por isso não se perca a contar a sua experiência profissional ou outros factos. É importante não falar excessivamente da sua vida privada, cinja-se ao essencial neste campo.

  • Ser natural e espontâneo

É muito importante ser igual a si mesmo e não querer representar uma personagem que não é. O entrevistador vai perceber que não está confortável e, caso não perceba, se for seleccionado, não conseguirá manter a personagem no seu quotidiano, uma vez que não é natural.

  • Manter o contacto ocular com o entrevistador

Revela que é uma pessoa confiante e que não tem nada a esconder, qualidades que serão certamente apreciadas.

  • Colocar as suas questões de forma delicada

Se surgir alguma dúvida ou se não estiver a compreender alguma coisa, pode colocar as suas questões, no entanto, sugerimos que o faça com delicadeza, sem arrogância e com humildade.