6 formas de se destacar no emprego

Se pretende ser bem sucedido no seu emprego, tem que saber como se destacar na empresa.

Num ambiente empresarial cada vez mais competitivo, todos querem sobressair e avançar na carreira. No entanto, a falta de recursos dificulta esta tarefa, pelo que o trabalhador tem que se destacar pelo esforço, dedicação e paixão. É importante, também, que tenha espírito de liderança e apoie os seus colegas.

A Forbes explica como pode avançar na carreira sem ter que pedir uma promoção.

1. Influencie silenciosamente

Os funcionários dividem-se em dois grupos primários: os faladores desorganizados e os influenciadores silenciosos.

Os influenciadores silenciosos tendem a inspirar maior curiosidade, já que são chamados para os projectos mais importantes, trabalham afincadamente e não se distraem com conversas.

Para ser bem sucedido como influenciador silencioso deve saber quando interferir e dar ideias. Fale somente quando tem a certeza de que o seu ponto de vista trará sucesso à empresa.

Para se destacar dentro da empresa, mantenha-se silencioso até ser a altura certa e agarre as oportunidades (por exemplo: projectos grandes). Seja bem sucedido e impressionará as chefias.

2. Faça mais do que aquilo que esperam de si

Olhe à sua volta. O que pode fazer que não faz parte da descrição da sua função? Expanda a sua rede de influência para além do seu departamento.

Mostre pro-actividade (a característica mais importante na selecção de candidatos). Pode ajudá-lo a ser seleccionado para uma promoção.

A forma mais eficaz de expandir a rede de influência é ajudar os outros a desempenhar as suas funções. Esteja atento ao papel de cada um e ao que é esperado dos mesmos. Ajude-os a superar as expectativas e verá que as chefias reparam em si.

3. Ajude os seus colegas a serem bem sucedidos

Ajudar os colegas a ter bons resultados é um sinal de auto-confiança, espírito de equipa e liderança. Mostra que sabe fazer o seu trabalho e ajudar uma equipa… As chefias irão lembrar-se do seu nome quando procurarem um novo supervisor/coordenador de departamento.

Lembre-se, também, que está a construir a sua rede de networking. É possível que um dos colegas que ajudou o convide para projecto mais aliciante.

Por outro lado, estes colegas podem falar positivamente de si (e da sua elevada produtividade) aos quadros altos da empresa.

Atenção, deve ajudar por motivos altruístas, e não só para se destacar na empresa. É fácil ver a diferença entre os dois, e as chefias não gostarão da falta de honestidade.

Aproveite para adquirir conhecimentos dos seus colegas. Ajude e seja ajudado.

4. Não participe em mexericos

Embora seja importante estar a par das novidades do escritório, não se deixe envolver em mexericos, mesmo que lhe proporcionem o acesso aos decisores.

Participar neste tipo de conversas dar-lhe-à uma imagem negativa. As chefias não irão confiar na sua discrição, nem lhe darão lugar nos projectos mais importantes.

Foque-se no crescimento da sua equipa, na inovação e em agarrar oportunidades no momento ideal.

5. Aposte na novidade

“Jogar pelo seguro” dificulta a tarefa de se destacar na empresa. Para ser um líder, deve desafiar o status quo, de forma a melhorar a performance da empresa e gerar resultados positivos.

Pode procurar modificar alguns procedimentos, ou apostar em novos Clientes, mas tenha em atenção para não desrespeitar a cultura empresarial.

Demonstre a sua coragem e pro-actividade.

6. Mostre a sua personalidade

Acima de tudo, é importante que seja autêntico. Se não tiver que se preocupar em “encarnar uma personagem” terá mais tempo e à-vontade para completar os 5 passos acima descritos.

Divirta-se com o trabalho e deixe transparecer a sua ética e liderança.

Para se destacar na empresa não precisa de fazer auto-promoção. Aprenda tudo o que puder sobre a organização, ajude os outros e mostre resultados. Certifique-se de que a empresa é bem sucedida e será mais valorizado.

in http://blog.alertaemprego.pt, 11 Dezembro 2013